img_logo_br

Embora muitas vezes (e em muitos contextos) sejam usadas como sinônimos, personalização e customização são conceitos diferentes. Nos primeiros posts dessa série, serão abordadas as sutis diferenças entre esses dois conceitos e o modo como eles se aplicam ao ensino de uma língua estrangeira.

 

A personalização é o processo de fazer, criar ou projetar um produto ou serviço para um único indivíduo. O produto ou serviço personalizado é feito para uma única pessoa (geralmente, depois de uma entrevista ou pedido para avaliar as necessidades e desejos de tal pessoa), o que, geralmente, resulta em um produto ou serviço único. Caso seja usado ou aproveitado por outra pessoa, o produto pode não surtir o efeito desejado ou não ser tão eficiente quanto no caso do indivíduo para o qual foi feito, criado ou projetado. Um exemplo clássico de produtos personalizados são as roupas feitas por alfaiates. Um alfaiate tira as medidas do cliente, recebe a encomenda e molda o terno (ou outra peça de roupa) especialmente para as medidas do cliente em questão.

 

Quando se trata do ensino de línguas, um curso personalizado é necessariamente um curso individual. Nele, o professor dá aula apenas para um aluno e não existe um programa ou material didático específico. O programa é construído pelo professor especialmente para aquele aluno de acordo com suas necessidades, interesses e objetivos. Além disso, o programa pode ser alterado e adaptado durante o andamento do curso de acordo com novas dúvidas e interesses que o aluno vier a demonstrar durante o andamento do curso. Cursos personalizados são mais difíceis de ser encontrados em comparação aos cursos padronizados de redes de ensino de língua que existem em abundância nas esquinas de todas as cidades. Porém, possuem inúmeras vantagens com relação a esses. De qualquer forma, não deve levar muito tempo de busca na internet para se encontrar até mesmo um bom curso de alemão em Porto Alegre, no Rio de Janeiro e em qualquer outra cidade de grande ou médio porte do país (o mesmo vale para os demais idiomas).

Comentários sobre Personalização