As Línguas Faladas Pelas Seleções Africanas na Copa Do Mundo

As seleções africanas não são as protagonistas nessa copa do mundo. Os times africanos presentes nessa edição do mundial são: Gana, Camarões, Nigéria e Costa do Marfim.

Todos esses foram colônias europeias e logo, possuem geralmente como línguas oficiais a língua dos países colonizadores.

Gana: O país que antigamente chamava-se Costa do Ouro, foi uma rica colônia britânica. Mantém o inglês como língua oficial e adotou o nome Gana, que foi escolhido para a nova nação fazendo referência ao antigo Império de Gana, que vez que estendeu por grande parte da África ocidental. A seleção ganesa tem o meio alemão meio ganês Kevin-Prince Boateng, como uma de suas maiores estrelas junto com Asamoah Gyan.

kevin_prince_boateng_by_mohamedamr10-d6dkamv

 Camarões: Inicialmente a curiosidade está no nome desse país, que foi dado por portugueses, sim, os portugueses passaram por lá há muito tempo. Os portugueses foram os primeiros a explorar essa região da África no século XV (quinze) pelo navegador e explorador português Fernando Pó. Quando ele passou por lá, chamou de Rio dos Camarões e que atualmente é conhecido como Rio Wouri, em virtude da existência do crustáceo na região (o camarão de água doce). De acordo com vários dicionários etimológicos, o termo Camerun e seus equivalentes (Cameron, Cameroon, Camarones, etc) surgiram de corruptelas (deformações de escrita) ou pronúncias deformadas do português Camarões.

Formação de Camarões

Formação de Camarões

Entretanto os portugueses não se estabeleceram por lá, e sim outras potências europeias. Alemanha, França e Inglaterra colonizaram o país, e com exceção dos alemães deixaram seus legados linguísticos por lá. Hoje, o francês e o inglês dividem o status de línguas oficias do país do famoso jogador de futebol Samuel Eto’o.

Costa do Marfim: É país do famoso jogador Drogba, que passou pelo Chelsea, e de Gervinho (Ganhou seu apelido nas categorias de base de seu primeiro time que eram dirigidas por um técnico brasileiro, que chamava todos os garotos do clube por apelidos aportuguesados criados por ele.)

DrogbaFinale12

A Costa do Marfim (Côte d’Ivoire) foi uma colônia francesa e mantém o idioma gaulês como língua oficial. Seu nome reflete sua maior riqueza nos tempos coloniais, que era o marfim, extraído das presas dos muitos elefantes que habitam o país.

 Nigéria: É um país muito rico. Possui grandes reservas de petróleo, fazendo parte da OPEP (Organização dos Países Exportadores de Petróleo) e nesse ano de 2014, passou a África do Sul como maior economia do continente africano. No futebol, muitos vão lembrar de Kanu, o carrasco do brasil nas olimpíadas de Atlanta nos EUA em 1996. O país também adota o inglês como língua oficial, por terem sido uma colônia britânica.

kanu

Agora que você conhece um pouco mais das seleções africanas na copa do mundo, e suas respectivas línguas oficiais, que tal fazer um TESTE DE NÍVEL GRÁTIS de INGLÊS e FRANCÊS com a Language Trainers Brasil?

Comentários sobre As Línguas Faladas Pelas Seleções Africanas na Copa Do Mundo