Como Praticar um Idioma Sendo uma Pessoa Introvertida

Uma pessoa introvertida vai quando quer aprender a falar um novo idioma, seguramente escutará: "Matricule-se em um curso!" Muitos também vão dizer coisas do tipo: "visite um lugar onde há estrangeiros e participe de bate-papos com eles" (nem todas as cidades têm essa opção né?!).

Mas o "bicho pega" quando você é uma pessoa introvertida e está tentando aprender um idioma, essas situações sociais podem parecer um pouco extremas para quem é tímido. Isso não significa que os introvertidos não podem aprender e se beneficiar do aprendizado de idiomas.

De fato, aprendendo uma segunda língua, uma pessoa que tem um pouquinho mais de vergonha que o normal pode ver seu mundo se abrir!

Mas antes de chegarmos a esse ponto, ouvimos, entendemos que há um obstáculo a superar primeiro. Então, aqui estão algumas maneiras de praticar uma nova língua quando esse for o caso.

Imagem: Unsplash

Música

Uma das maneiras mais divertidas de aprender qualquer idioma é através da música, e você pode fazer isso no conforto da sua própria casa! Quer assista a vídeos com letra no YouTube, encontre uma estação de rádio no seu idioma que você quer aprender ou espere que o Spotify recomende novas músicas com base nas suas listas de reprodução atuais, a música é excelente para si!

DICAS:

Conheça as nossas playlists de músicas em outros idiomas no Spotify, clique AQUI e divirta-se!

Com o aplicativo TuneIn você consegue escutar radios de todo o mundo diretamente do seu celular. É uma excelente maneira de treinar o ouvido com a língua que está estudando

Ninguém vai ouvir você cantando aos quatro ventos, a menos que você se empolgue, sinta-se confiante e comece a cantar bem alto. Procure as listas com o top 20 das músicas tocadas em outros países. A possibilidade de usar a música como uma ferramenta de aprendizado de idiomas é de grande ajuda e pode servir para quase qualquer língua.

Séries On-line

Todos nós temos séries que adoramos assistir no Netflix. Então, por que não usar este serviço de streaming (assim como outros como HBO GO, Prime Video da Amazon, etc.) para obter o máximo proveito ao encontrar novas séries para assistir - no idioma que você está tentando aprender?

Imagem: Pexels

Você pode descobrir um programa que seja o seu novo "Game of Thrones", ou ficar envolvido em uma série com tantas séries para assistir como "CSI" ou "Supernatural". A melhor coisa sobre provedores de streaming é que geralmente há uma infinidade de áudio e legendas disponíveis para os episódios que você está assistindo, que são ótimos auxiliares de estudo. Existem milhares de séries que você nunca ouviu falar porque você ainda não fala o idioma; Por que não dar uma chance?

 

LEIA MAIS:

 

Filmes

Como séries de TV, os filmes são um ótimo recurso de linguagem. Se isso é feito do conforto do seu sofá ou em outro lugar, fica a seu critério. Dê uma olhada no que está em cartaz no cinema ou até mesmo se houver um festival de cinema independente ou homenageando filmes de determinados países; pode haver um filme em língua estrangeira que te agrade.

Imagem: Wikipedia

E esta é uma atividade que você pode fazer sozinho, se quiser, se algumas horas assistindo a um filme em um teatro de cinema. Verifique antecipadamente se existem legendas e aprenda sobre os personagens antecipadamente. Faça o que você acha que ajudará sua experiência de aprendizado e, acima de tudo, absorva-se na beleza que é o cinema internacional!

 

LEIA MAIS:

 

Aplicativos

Existem centenas de aplicativos de aprendizado de idiomas disponíveis que facilitam o estudo no seu dia a dia, e alguns te incentivam a falar também. Apps como o Memrise, Busuu e o Duolingo incluem tarefas que envolvem você falando no microfone do seu celular. Isso ajudará você a se sentir mais confortável falando em voz alta, melhorar sua pronúncia e, em geral, se sentir mais à vontade com suas novas palavras.

Imagem: Unsplash

Além disso, aplicativos como esses incentivam a interação com outros alunos por meio de "bolhas de bate-papo", o que significa que você pode comunicar o quanto quiser em seu próprio tempo. Isso dá aos introvertidos o tempo todo que precisam preparar-se para essas conversas!

Conheça Você Mesmo

Acima de tudo, não se coloque em situações que vão te deixar desconfortável, mas também possam fazer com que você perca o interesse em aprender. Estar em uma situação de muita interação social pode ser difícil e drenar toda sua concentração e preparação para usar a língua que está aprendendo. É importante ser honesto consigo mesmo sobre o quanto de interação você pode ter.

A primeira vez que você fiz algo novo pode ser uma experiência que gera muita ansiedade para qualquer um, então prepare-se o quanto antes.

Se for a um curso de idiomas, descubra o máximo possível sobre como a aula é estruturada, incluindo quais atividades são usadas, se há pessoas que quebram o gelo, quantas participam e assim por diante.

Se for em um bate-papo de estrangeiros, pesquise como foram as sessões anteriores no site do local ou na página do Facebook. Você será capaz de dizer por fotos e comentários se este é o lugar para você ou não!

Agora é organizar-se, respirar fundo e começar a estudar.

Esse conteúdo pode ser lido em sua versão original em inglês no website da Language Trainers Internacional.

Comentários sobre Como Praticar um Idioma Sendo uma Pessoa Introvertida