Uma música com apenas 4 palavras que se repete por mais de 2 horas

Que tal escutar uma música por mais de duas horas com apenas 4 palavras em hindi que ficam se repetindo? Seria uma tortura? Não, acredite, existe muita gente que o faz e se sente empolgada cada vez mais com o passar da música, que nesse caso poderia também ser considerada um mantra. E quem são as pessoas que fazem isso? Esses são os HARE KRISHNA.

Primeiramente explicarei o que é a língua hindi:

O hindi é uma língua indo-ariana derivada do sânscrito, essa que é uma das línguas mais antigas da família Indo-Europeia (indo-europeu é uma família composta por diversas centenas de línguas e dialetos, que inclui as principais línguas da Europa, Irã e do norte da Índia, além dos idiomas predominantes historicamente na Turquia e na Ásia Central), falada por 70% dos indianos, principalmente no norte, centro e oeste da Índia. É parte de uma continuidade dialetal da família indo-ariana. É a quinta língua mais falada no mundo, com mais de 480 milhões de nativos.

aaa

 

 

Agora que você já sabe o que é o hindi, voltamos aos Hare Krishna e o poder dessa língua em forma de mantra.

“Hare Krishna” é uma abreviação do famoso maha-mantra: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare / Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare. Esse antiquíssimo mantra, encontrado nos Upanishads (são cada um dos 200 livros hindus sagrados, escritos em sânscrito), é uma invocação direta a Deus, em amor e devoção. Hare é uma invocação ao aspecto feminino de Deus (Deus Mãe). Krishna é um nome de Deus que significa “o todo atraente” e Rama é um outro nome de Deus que significa “a fonte do prazer”. Esse mantra, então, é um chamado a Deus em Seu aspecto masculino e feminino, todo-atraente, a fonte de todo prazer – ou seja, Deus reconhecido como tudo de bom, tudo que possa ser desejado, a pessoa mais amorosa e amável.

O movimento hare krishna foi fundado pelo indiano Bhaktivedanta Swami Srila Prabhupada, um intelectual indiano que recebeu de seu guru espiritual a missão de pregar o mantra hare krishna entre os ocidentais. Prabhupada teria desembarcado em Nova York em 1965, sem nenhum dinheiro. Trazia apenas oito livros sagrados em um baú. Viveu de favor com imigrantes indianos e com hippies. Em 1966, Prabhupada fundou a Sociedade Internacional da Consciência de Krishna.

Prabhupada pregava ensinamentos do “Bhagavad Gita”, um poema do livro sagrado indiano Mahabharata, que conta a história da Índia por meio de lendas. E exigia dos iniciados dedicação integral. “Assim como em outras seitas, os devotos hare krishnas largavam a vida anterior e adquiriam uma identidade nova: mudavam as roupas e o nome e iam morar dentro dos templos”, diz Guerriero.

“Hare Krishna” também virou sinônimo de quem pratica auto-realização entoando esse mantra. Os primeiros a fazerem isso no ocidente foram os membros da ISKCON – Sociedade Internacional para a Consciência de Krishna, que foi fundada pelo grande santo do Século XX, Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada em 1966, na cidade de Nova Iorque. Com o sucesso da ISKCON, porém, outras instituições com filosofias e práticas quase idênticas se estabeleceram ao redor do mundo. Hoje, ser um “Hare Krishna” pode simplesmente denotar alguém que pratica a auto-realização em yoga (ou consciência de Krishna) nos moldes do que foi ensinado por Swami Prabhupada, que por sua vez estava transplantando para o ocidente os ensinamentos do Avatara Dourado, Sri Chaitanya Mahaprabhu, cujo aparecimento ocorreu em 1486.

Não se deve confundir “Hare Krishna” com alguns aspectos externos exibidos por monges da tradição: cabeça raspada e roupas simples. Nem tampouco se deve achar que ser “Hare Krishna” implica em largar tudo e sair cantando na rua! Hoje, 99% dos “Hare Krishnas” são pessoas de aparência normal, com seus empregos, negócios, estudos, família, etc.

 

bbbb

 

 

E você? Já mudou sua vida radicalmente ou a mudaria de tal maneira para obter paz espiritual? Conhece algum mantra ou música por repetição lhe envolve de maneira contagiante? Se sim COMENTE E COMPARTILHE.

 

 

 

 

 

Escute o mantra

ccccc

Comentários sobre Uma música com apenas 4 palavras que se repete por mais de 2 horas