Parte 1 – The Treta has been planted!

A internet tem essa coisa de ninguém creditar ninguém, de os créditos se perderem ou de não serem dados de forma correta. Nada resume melhor o tema do que as palavras de Dom Pedro II na imagem abaixo:

d pedro

Dia desses surgiu em minha timeline do twitter, retuitado, não sei de quem ou por quem (afinal, a internet tem essa coisa com os créditos…) um link para um fórum (cujo nome, claro, não lembro) com uma pergunta interessante e uma resposta mais interessante ainda. Depois, ao tentar encontrar o fórum novamente para poder citá-lo aqui, encontrei diversas outras páginas com o mesmo texto, mas não o fórum “original”1 (pelo jeito, apenas para mim, afinal, a internet tem essa coisa com os créditos…).

A pergunta (em uma das diversas versões e replicações) é a seguinte (em uma tradução bem freestyle):

“Se alguém dos anos 50 aparecesse hoje de repente, qual seria a coisa mais difícil de lhe explicar sobre a vida no mundo atual?”

E a resposta, que combina um imenso cinismo com uma excelente capacidade de síntese, é:

“Eu tenho um dispositivo, em meu bolso, que é capaz de acessar todas as informações conhecidas pela humanidade. Eu o uso para ver fotografias de gatos e entrar em discussões com estranhos.”

device

No que diz respeito à primeira parte da resposta (a saber, dos gatos), não tenho nada contra o felino doméstico, nada muito a favor também. Na verdade, até admito a graça, a altivez, a curiosidade e a “cara-de-pau” dos bichanos. Características essas (que na verdade são por nós projetadas nos gestos dos bichanos que não estão nem aí com isso, o que acaba, ironicamente, alimentando ainda mais tais “impressões”) que parecem tornar toda e qualquer relação com os gatos um teste para o ego e para o amor-próprio. Teste ao qual aqueles que odeiam os gatos temem se submeter e no qual grande parte de seus donos (especialmente a parte que “sobe” as imagens citadas como o primeiro uso do dispositivo) parecer ter falhado.

garfield_silent

Contudo, as estranhas manias dos gatos e de seus donos não são o objetivo principal deste texto. Essa foi apenas uma pequena digressão. Porém, não foi uma digressão tão distante assim. Afinal, quando duas pessoas têm “tretas” com certa frequência, dizemos que são “como cães e gatos” e posso apostar três vidas do Candy Crush que os estimadores dessas duas espécies animais trocam farpas e se envolvem em “tretas” web afora. O verdadeiro foco deste texto é o segundo uso dado a este milagroso dispositivo. A revelação da verdadeira vocação da internet (que não é errar os créditos das citações): “a treta”.

Mas, o que é “treta”? Treta é a discussão, mas não aquela discussão civilizada, no sentido de debate, da troca saudável de ideias, e sim, de confusão, lide, bate-boca, barraco… A treta é aquele bate-boca que, na época da escola, quando ocorria, formávamos um círculo ao redor dos participantes entoando o coro “ih, ih, ih” (não nos culpe, ainda não havia o UFC!).

treta

E você já se envolveu em muitas “tretas” na internet? Alguma ideia do porque tanta treta pela internet? Bom, vamos tentar responder a essa pergunta no próximo post.

1 Acabei de descobrir que a imagem era um screenshot do aplicativo reddit para Iphone. Ou talvez, apenas uma simulação de uma tela do aplicativo. Porém, o ponto permanece o mesmo, afinal não sabemos ainda a quem creditar.

Comentários sobre A Internet e a Treta