Cursos Padrão e Personalizados

img_logo_br

Conforme mencionado no post de abertura dessa série, os cursos de língua estrangeira personalizados possuem diversas vantagens em comparação com os “cursos de massa”. Porém, tais vantagens parecem ser abafadas pela gritaria dos departamentos de marketing e pelos “revolucionários” métodos neurolinguísticos das grandes redes de franquias de ensino de idiomas. Nesse post, algumas de tais vantagens abafadas serão trazidas à tona (as vantagens dos cursos padrão não serão tratadas, uma vez que todos, provavelmente, já as conhecem).

 

A primeira vantagem de um curso personalizado diz respeito ao método. Já faz parte do senso comum a ideia de que cada aluno aprende de uma forma diferente. Há aqueles que são auditivos, aqueles que precisam repetir em voz alta, aqueles que precisam escrever, etc. É claro que os métodos de “cursos de massa” levam isso em conta. Tanto que a maior parte dos materiais das escolas de ensino de idiomas é uma mistura desses. Uma escola acaba carregando mais em um ou outro ingrediente de acordo com o histórico da escola ou dos criadores do método. Esse talvez seja um dos principais motivos pelo qual alguns alunos se adaptam melhor a uma determinada escola do que a outra. No caso do curso personalizado o professor é capaz de “titular” aos poucos a dose de cada um dos métodos conforme observa as facilidades e dificuldades do aluno.

 

A segunda vantagem de um curso personalizado diz respeito à motivação. A maioria dos alunos não gosta dos assuntos genéricos que nada mais são do que uma desculpa para praticar um determinado vocabulário ou uma determinada estrutura gramatical. Em um curso personalizado, o professor pode selecionar aqueles assuntos que mais interessam ao aluno para mantê-lo mais focado nas práticas em aula. Além disso, por ter uma relação mais próxima e íntima entre professor e aluno – enquanto no caso de uma escola de idiomas mais tradicional a relação do aluno se dá mais com a instituição em si – esse último pode sentir um maior dever de estudar, o que pode funcionar como um bom incentivo a tão necessária autodisciplina.

 

Em contrapartida, essa mesma característica que gera tantas vantagens pode se transformar em uma desvantagem para aqueles que têm uma maior necessidade de convívio social (que as vezes não é satisfeita por outros cursos ou pelo trabalho). Para esses alunos o curso personalizado e apenas com ele “em sala” acaba por se tornar monótono e desgastante. Assim como acontece com todos demais cursos, algumas pessoas não se adaptam à modalidade personalizada de curso. Como sempre, o conselho que fica é refletir sobre suas características, pesquisar com base nas mesmas e descobrir o curso que, para você, oferecerá as melhores aulas de inglês em Belo Horizonte, no Rio de Janeiro…

Comentários sobre Cursos Padrão e Personalizados